História
Fundação

O Damaia Ginásio Clube, colectividade, desportiva, cultural e recreativa, foi fundada em 2 de Setembro de 1970, tendo por origem um grupo de jovens denominados com o nome de “ Magriços “, que participaram num torneio de futebol de 5, no ano de 1970, na Damaia.

Posteriormente, após várias reuniões e por influência de pessoas ligadas ao Lisboa Ginásio Clube, deu-se início ao Damaia Ginásio Clube.

Após a constituída de uma comissão organizadora, solicitou-se autorização à Direcção Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar, o início da actividade desportiva.

Em Janeiro de 1971, foi concedida a autorização provisória para a actividade desportiva, durante um ano, até à aprovação dos estatutos.

A 20 de Abril de 1971, foi autorizada a constituição do clube e aprovados os estatutos, conforme despacho do senhor Director-Geral, sendo então os estatutos registados no 12º cartório notarial de Lisboa, em 14 de Junho de 1971.

A primeira direcção foi eleita em Assembleia Geral Ordinária, realizada no ex. cinema D. João V, no dia 1 de Março de 1972.

A Câmara Municipal de Oeiras, em reunião de 27 /03 / 72, decidiu conceder-nos autorização para instalar a título precário, um pavilhão pré-fabricado, destinado à prática de ginástica e um parque infantil, num logradouro, hoje designado por Praceta D. João de Almeida.

A Câmara Municipal de Oeiras, deu um prazo de um ano para a execução da obra, mas como o projecto não foi aprovado, alterou a sua decisão no ano de 1973, argumentando reclamações de alguns moradores da Av. D. João V.

Pelo facto dos estatutos não terem sido publicados no Diário do Governo, foi necessário solicitar uma certidão à Direcção-Geral dos Desportos, para adquirir o Cartão de identidade de pessoa colectiva, passado em 1982, certificando que do processo de legalização do Damaia Ginásio Clube, como organismo de cultura física, com sede na Av. Padre Himalaia, 15-C, na Damaia e arquivados nesta Direcção-Geral, consta terem sido aprovados nos termos do artigo vinte do Decreto-Lei número trinta e dois mil novecentos e quarenta e seis de três de Agosto de mil novecentos e quarenta e três, por despacho ministerial de vinte de Abril de mil novecentos e setenta e um, certificando que naquela data já não havia lugar a publicação no diário do governo, por parte da Direcção-Geral, dos despachos de aprovação de estatutos, dada a simplificação verificada na “orgânica desportiva “ destes serviços, a qual conta de “ legislação e doutrina “ do ano de mil novecentos e setenta.

Posteriormente, o Damaia Ginásio Clube, teve de proceder à alteração dos seus estatutos, tendo sido aprovados em Assembleia Geral no dia 30 de Junho de 1989. A escritura realizou-se no dia 11 de Setembro de 1989, no 23º Cartório notarial de Lisboa, e publicados no Diário da Republica III série nº 248 – 27/10/1989.

No dia 9 de Fevereiro de 1997, o Damaia Ginásio Clube, aprovou em Assembleia Geral, , o seu Regulamento Geral Interno.

Em 1 de Maio de 1971, o Damaia Ginásio Clube, teve a sua primeira sede na Av. Padre Himalaia nº 15 C., na Damaia, na qual ainda funciona o gabinete dos seus órgãos sociais.

Em 31 de Março de 1981 decidiu a Câmara Municipal da Amadora, ceder ao Damaia Ginásio Clube, um pavilhão pré-fabricado, na Praceta Correia Garção, que se encontrava completamente degradado, sendo necessário a sua demolição e reconstrução em alvenaria.

Com trabalho voluntário de sócios e directores, permitiu no espaço de meia dúzia de meses, construir a actual sede do clube, contando com a colaboração da Câmara Municipal da Amadora e Junta de Freguesia da Damaia, que cederam materiais e algum equipamento.

A angariação de fundos para a obra, só foi possível graças à imaginação dos então directores e colaboradores do clube. Foram tomadas várias iniciativas, destacando-se os títulos “Acções do Ginásio” uma por cada sócio, ao preço de quinhentos escudos,

É importante realçar os subsídios da Câmara Municipal da Amadora e Junta de Freguesia da Damaia e o empréstimo do nosso associado António Moura Pedrógão, para aquisição de equipamento para a sede, bar, arca frigorífica, máquina de café, mesas e cadeiras, etc.

Foi sem duvida uma demonstração extraordinária de boa vontade e espírito de sacrifício. São situações destas que gratifica o movimento associativo.

A inauguração da sede realizou-se no dia 15 de Maio de 1982, dia de grande significado para a vida do clube.

Para o efeito, foram convidados de honra os senhores presidentes da Câmara Municipal da Amadora, Assembleia Municipal da Amadora, Junta de Freguesia da Damaia, Assembleia de Freguesia da Damaia e vários convidados do poder autárquico, colectividades do concelho e entidades da nossa Freguesia, sócios e suas famílias e muitos populares.

O Damaia Ginásio Clube, é sócio dos Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amadora, desde o dia 14 de Maio de 1977.

O Damaia Ginásio Clube, é sócio da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, desde Setembro de 1982.

O Damaia Ginásio Clube, está inscrito na Associação de Futebol de Lisboa desde o ano de 1985.

Nas comemorações do 20º aniversário, o Damaia Ginásio Clube, atribuiu aos sócios uma placa alusiva à data.

No ano de 1990, o nosso ex .atleta RUI COSTA , ofereceu ao Damaia Ginásio Clube, a 1ª camisola que vestiu ao serviço da Selecção de Portugal, em juniores , simbolizando a sua 1ª internacionalização.

Em 1995 a Câmara Municipal da Amadora atribui-o ao Damaia Ginásio Clube a Medalha de Prata de mérito desportivo, como reconhecimento da sua actividade ao longo dos 25 anos.

Em Assembleia Geral e por proposta de um grupo de associados, foi atribuído ao Rui Costa, pelos seus feitos desportivos, o titulo de SÓCIO DE MÉRITO.